Onde Fica Itacaré?

Praia da Tiririca em Itacaré, Bahia
Praia da Tiririca em Itacaré, Bahia

Localização e história da cidade de Itacaré, litoral baiano

Itacaré é uma cidade litorânea da Bahia que foi colonizada por jesuítas que eram, constantemente, atacados por índios da região mas que, ao longo do tempo, acabaram por se integrar à nova sociedade que aos poucos foi nascendo e se difundindo à população brasileira. O desenvolvimento posterior de Itacaré foi baseado no plantio de cacau, contudo uma praga devastou as plantações baianas e provocou o empobrecimento da região que teve de procurar novos meios de se manter. Continue lendo para, da próxima vez que se perguntar onde fica Itacaré, além de saber a localização, ter conhecimento, também, sobre a história desse magnífico lugar.

Itacaré é exemplo de turismo sustentável

Devido às perdas financeiras advindas do desastre do cacau, novos meio de susbsistência foram adotados pela população local. Dentre eles se destaca o turismo sustentável, que cria renda aos cidadão sem agredir à natureza, possibilitando o crescimento contínuo do número de hóspedes que investem na região.

Praia da Tiririca em Itacaré, Bahia
Praia da Tiririca em Itacaré, Bahia

O turismo sustentável se preocupa com diversos aspectos da vida na cidade, desde à coleta de esgoto quanto à produção e distribuição de alimentos. Além disso, atividades de lazer que não agridem o meio ambiente também são pensadas. Dessa forma, a produção agroflorestal tem sido bastante adotada nesta cidade que é um dos pontos turísticos mais famosos da Bahia.

O que é produção agroflorestal

A produção agroflorestal se refere à maneira como os alimentos são manejados, sem agrotóxico por causa do mini ecossistema criado que se auto defende contra as pragas. Plantas que ocupam um nível inferior quanto à necessidade de luz, são plantadas ao lado de vegetação que possui a copa das árvores mais altas que diferentes fases de crescimento ao longo da vida. Dessa maneira, insetos e fungos que se alimentam uns dos outros podem crescer de maneira não exagerada, pois estão integrado num ambiente que é propício ao equilíbrio natural das espécies, não demandando venenos para que se possa fazer uma boa colheita.