Onde fica Jalapão? Parque Estadual do Jalapão, Deserto Brasileiro

Jalapão: Foto das dunas
Jalapão: Foto das dunas

Deserto do Jalapão: local

Parque Estadual do Jalapão

O Jalapão é o deserto brasileiro que fica no tocantins. É um ponto turístico que vem recebendo cada vez mais turistas, pela sua incrível paisagem desértica em meio a regiões com mata, ou mesmo cacheiras e lagoas de águas transparentes. Esse lugar tem sido considerado um dos principais destinos a quem se interessa em fazer ecoturismo.

Vídeo sobre o Parque Estadual do Jalapão

Fotos do Parque Estadual do Jalapão

Cidades do Jalapão

Dentre as cidades mais visitadas do Jalapão, algumas tem tido destaque, devido, não só, à proximidade, mas aos hotéis e pousadas nela presentes; além, é claro, da boa recepção brasileira, que em Tocantins não poderia ser diferente. Veja algumas das cidades do Jalapão:

  • Novo Acordo
  • Ponte Alta do Tocantins
  • Mateiros
  • São Féclix do Tocantins

Paisagem do Deserto do Japão

As belezas do Jalapão

Além das cachoeiras e lagoas de águas translúcidas que, praticamente, iluminam o ambiente, essa opção de turismo ecológico encanta pelas dunas alaranjadas e incríveis formações rochosas, que dão vida a chapadas em meio a vegetação de savana. Por tudo isso, os turistas que decidem por fazer uma viagem para o Jalapão voltam sempre cheios de história sobre a exuberante beleza do lugar. Outro atrativo de quem escolhe um pacote para o Jalapão é a facilidade que ele fornece, tanto de locomoção quanto de hospedagem.

Jalapão: Foto das dunas
Jalapão: Foto das dunas

Pacote de viagem para Jalapão

Turismo no Jalapão

Como você já deve imaginar, não é nada fácil chegar no complexo de cachoeiras do Jalapão. Nessas condições, atravessar dunas e montanhas é o de menos; o difícil é voltar. Por isso, os pacotes de viagem do Jalapão já oferecem, além de pousadas em Novo Acordo, Ponte Alta do Tocantins, Mateiros ou São Félix do Tocantins, que são as principais cidades no Jalapão, fácil acesso, com carros adequados, aos pontos de maior visitação. Em muitas fervedouros do Jalapão, como algumas lagoas de água quente são chamadas, é preciso um carro de tração 4×4 para chegar. Portanto, não é muito recomendado arriscar, comprar um “pacote de viagem Jalapão” tem sido, mesmo, a melhor escolha.

Roteiro Jalapão

Como conhecer o Jalapão

  • A Cachoeira da Velha, que possui formato de ferradura com quase 15 metros de altura e 100 m de largura
  • Areias laranjas de 40 metros de altura, muito finas compõem uma das principais paisagens do Jalapão, são chamadas apenas de Dunas do Jalapão e também figuram entre os principais pontos de visitação no “roteiro Jalapão”
  • Quilombolas do Jalapão possibilitam conviver com a cultura dos nativos, como são referenciadas as pessoas que lá vivem. Os quilombolas do deserto do Jalapão mais procurados são o chamados Prata e Mumbuca
  • Existe, ainda, uma formação rochosa muito alta, onde quem “conquista o topo” pode ver grande parte do deserto do Jalapão, em condições fascinantes e de uma imensidão estonteante. Este lugar é chamado de Serra do Espírito Santo
  • Com águas de tirar o fôlego, a Cachoeira da Formiga no Jalapão é outro destino, também, muito requisitado e presente em, praticamente, todos os pacotes para o Jalapão
  • Os atrativos garantem diversão o ano inteiro, seja no período chuvoso ou de estiagem, de acordo com o perfil e interesse do turista. Para os mais aventureiros, a região é ideal para prática  de esportes, entre eles o rafting, a canoagem, o rapel e as trilhas a pé e de bicicleta.
  • Não bastasse a infinitude de opções a se conhecer no roteiro do Jalapão, é possível, ainda, deliciar-se em meio a pequenas lagoas de água quente existentes em verdadeiros oásis no deserto. Elas são chamadas de Fervedouros do Jalapão. Além de se apresentarem com águas translúcidas, outra característica que chama a atenção nesses pontos, que são dezenas, é o fato de ser quase impossível chegar ao fundo das lagoinhas, já que a água brota do chão com muita força

Parque Estadual do Jalapão

As belezas do Jalapão são tantas, que é impossível não desejar, de todo o coração, conservá-las para a próxima geração. Por isso, diversas áreas de preservação desse deserto brasileiro foram incoroporadas à legalidade do país. Dentre elas, as de maior destaque são:

  • Estação Ecológica da Serra Geral do Tocantins
  • Área de Preservação Ambiental (APA) do Jalapão
  • Serra da Tabatinga
  • Parque Nacional das Nascentes do Rio Parnaíba