Praia Morro de São Paulo: Primeira, Segunda, Terceira e Quarta

Mapa de Morro de São Paulo
Mapa de Morro de São Paulo

As praias de Morro de SP

Para quem nunca fez uma viagem para Morro de São Paulo, pode parecer estranho dividir suas praias entre primeira, segunda ou terceira, visto que a cidade é uma ilha. Contudo, o coração da cidade fica logo na entrada, tendo uma mata à esquerda, que dará num Forte, onde é possível ver os golfinhos e, do outro lado, é possível o acesso às praias, por ordem, daí esse “jeito carinhoso” de tratar as praias de Morro de São Paulo, e elas são muitas.

Na minha memória de criança, lembro-me que cheguei a ir até a 11ª praia de Morro de São Paulo, onde haviam os corais, era uma “quebradinha” à direita, onde era possível fazer diversos mergulhos. Eu e minha mãe vimos um peixe azul gigante. Fui lá em 1994, quando eu tinha apenas 6 anos de idade. Nunca mais voltei. Hoje, para mim, a cidade de Morro de São Paulo representa um sonho antigo, onde permanentemente quero voltar. Espero poder, um dia, realizá-lo.

Primeira praia Morro de São Paulo

Primeira praia: Morro de São Paulo
Primeira praia: Morro de São Paulo

Com somente 315 metros, a primeira praia de Morro de São Paulo, possui um charme singular, afinal é a primeira; é onde o impacto de ver aquela natureza maravilhosa de perto, num primeiro relance que fica na memória. Contudo, ela não costuma ser frequentada pelos bahistas forasteiros, usualmente, são os nativos e surfistas que fazem mais uso dela. A Ilha da Saudade pode ser vista à direita da primeira praia de Morro de SP; à esquerda é possível ver o famoso farol da cidade.

Outro diferencial da primeira praia de Morro de São Paulo é o fato de muitos considerá-la a única praia em que é possível pegar ondas. Por isso, é muito usada na prática de diversos esportes radicais, como:

  • banana boat
  • kitesurf
  • wakebord
  • caiaque
  • esqui aquático

Além desses atrativos, a primeira praia de Morro de SP também conta com a maior tiroleza do Brasil, que possui 350 metros à serem percorridos numa altura de 70 m.

Pousadas em morro de sp na primeira praia

A maior parte dos atrativos urbanos que Morro de São Paulo oferece, como restaurantes e bares, estão na Rua da Prainha, paralela à primeira praia. Contudo, na areaia da praia mesmo, há apenas 4 barracas, onde é possível comer mariscos e petiscos maravilhos, que só se encontram à beixa de uma praia na Bahia 🙂

Vários turistas visitam as outras praias de Morro de SP, mas acabam optando por frequentar, no dia a dia, a primeira praia, devido à sua proximidade ao centro.

Segunda praia Morro de SP

Segunda Praia Morro de SP
Segunda Praia Morro de SP

Na segunda praia de Morro de São Paulo, é onde se entrontram, geralmente, o maior número de turistas, pois é lá que tem a maior parte das barracas e uma grande extensão de areia onde, não raro, há várias pessoas jogando futebol ou frescobol. Contudo, a segunda praia de Morro de SP também não é muito grande, possuindo, apenas 380 metros de extensão, o que a torna, talvez, ainda mais preciosa devido a isso.

Durante a noite, o agito na segunda praia é grande, há festas para diversos gostos, com músicas ao vivo e drinks dos mais variados sabores. Os pratos oferecidos podem variar desde a comida típica da Bahia até os ofertados pelos restaurantes japoneses, configurando-se além de um paraíso tropical, uma colinária de saltar os olhos.

Pousada segunda praia morro de sp

Os preços das pousadas na segunda praia de Morro de SP, podem se apresentar com variados preço, sendo as mais baratas em ruelas paralelas logo atrás, e as mais luxuosas à beira da areia. Todavia, todos os preços parecem muito acessível, principalmente a quem está disponível a dividir tudo no cartão a perder de vistas.

Terceira praia Morro de SP

Terceira praia em Morro de SP
Terceira praia em Morro de SP

Já um poco maior que as duas anteriores, a terceira praia de Morro de São Paulo já permite maior privacidade, com 800 a serem aproveitados. Apesar desta ser um pouco mais longe do centro, ela ainda conta com mercadinhos e restaurantes.

Na terceira praia de Morro de SP também é possível ver uma pista de pouso de helicóptero que garante o acesso de quem possui uma condição financeira melhor às mais variadas localidades de praias ao entorno da ilha ou mesmo em cidades litorâneas mais distantes.

É desta praia que se faz o famoso passeio “Volta à Ilha”, por meio do qual é possível visitar diversas outras ilhas do arquipélogo que compõe Morro de SP, como a Ilha de Tinharé. Apesar de sua extensão ser maior que as outras duas primeiras praias, a terceira conta com pouca largura, tendo sua extensão de areia reduzida a zero, quando a maré aumenta. Por isso, muitos escolhem as praias mais distantes durante o dia, mas voltam à segunda durante a noite, que é onde o “agito” acontece.

Pousadas na terceira praia em Morro de SP

Hotéis luxuosos também são ofertados na terceira praia de Morro de SP, mas pousadas mais simples garantem a acessibilidade de variadas classes de turistas ao local. Contudo, esta é uma das praias mais visadas pelo “pessoal que pode”, pois a pista de descida do helicóptero que faz táxi aéreo é fica lá.