Tipos de Turismo: Viagens Ecológicas ou Ecoturismo no Brasil

Turismo ecológico: Ianomâmis
Turismo ecológico: Ianomâmis

O que é ecoturismo?

Há diversos tipos de turismo, mas o que mais vem ganhando adeptos pelo Brasil e no mundo, é o turismo ecológico, também chamado de ecoturismo. Neste modelo de turismo, o interesse do viajante é entrar em contato com a natureza e descobrir a si mesmo por meio da imersão neste ambiente. Ele propõe nos vremos como parte de algo maior, conscientizando-nos por meio de viagens e descobertas da fauna e da flora, bem como dos moradores do local junto a sua cultura.

Turismo ecológico no Brasil

O ecoturismo no Brasil, tem alguns destaques, como cidades da amazônia ou do pantanal. Todavia, nesta proposta, é importante saber mais sobre onde que ir e o que quer aprender, por exemplo: ao invés de procurar no google viagem para a amazônia, faça uma busca sobre tribos indígenas dessa região e seus costumes. Já em posse dessa informação, é chegada a hora de decidir qual tribo indígena melhor te representa e tem mais chances de suprir os seus anseios de contato com outros costumes.

Tribo dos Ianomâmis

A tribo tem recebido muitas pessoas com interesse de fazer o turismo ecológico. Com certeza é uma experiência facinante se propor a conhecer essa tribo como experiência de ecoturismo, pois, além de estar em completa imersão na natureza, aprende-se a conviver com as diferenças de um povo distante, mas que, talvez, não seja tão incomum assim. Dentre as oportunidades que se apresentam nessa tribo indígena estão diversas danças, cânticos, rituais religiosos, compartilhamento de experiências e costumes sobre a vida, obviamente, contudo, muita gente confunde a tribo como praticante o ritual de maturidade por meio da luva de picadas de formiga, mas, na verdade, são os Saterê-Mawé, que o executam.

Turismo ecológico: Ianomâmis
Turismo ecológico: Ianomâmis

Onde tomar Ayahuasca

A Ayahuasca tem crescido como uma forma de turismo, além de ecológico, espiritual. Entretanto, ela também se encaixa como uma experiência de ecoturismo porque os rituais ligados a essa planta, quando feito em acordo com a real proposta espiritual, são praticados em meio à natureza.

Eu já tomei Ayahuasca algumas vezes, foi uma viagem espiritual muito acolhedora na maioria delas. Contudo, ela pode provocar alguns desconfortos mentais, por isso é importante não ter ninguém que apresente sinais de esquizofrenia na família, caso contrário que beber o chá poderá ter surtos psicóticos.