Turismo em Minas Gerais. Principais Cidades Turísticas em MG

Igreja de Ouro Preto. Viage para MG
Igreja de Ouro Preto. Viage para MG

Território de Minas Gerais

O território de Minas Gerais é enorme, maior que o da Alemanha. Porém, mal possui um quinto da população deste país, que chega a 100 milhões de habitantes. Esse é um dos fatores que explica porque, ainda, há muito que se fazer, tanto em termos de desenvolvimento empresarial e social. O turismo em MG poderia ser um investimento que atrairia visitantes, melhorando assim, esse fator socioeconômico, pois, segundo a ONU (Organização das Nações Unidas), esse tipo de prestação de serviços está entre os que mais geram distribuição de renda, além de, obviamente, contribuir para o compartilhamento cultural e de informações.

Ouro Preto e Pico da Bandeira: Pontos Turísticos de MG

Quando se pensa em turismo em Minas Gerais, Ouro Preto e Pico da Bandeira são dois dos principais pontos turísticos em MG. Contudo, há vários outros espalhados pelo estado na forma de hotéis fazenda em Minas Gerais. Esses, muitas vezes possuem cachoeiras e lagoas maravilhosas que, infelizmente, nem sempre são conhecidas pelas pessoas que almejam estar mais próximas à natureza.

Igreja de Ouro Preto. Viage para MG
Igreja de Ouro Preto. Viage para MG

Viagem para Ouro Preto, Minas Gerais

A viagem para Ouro Preto de carro é bem tranquila, a estrada, infelizmente, nem sempre está em ótimas condições, mas tão pouco inviabiliza o turismo nessa cidade histórica do Brasil. Como principais atrações turísticas de Ouro Preto, destacam-se, além das igrejas, o museu da Chica da Silva e a mina de Chico Rei, escravo trazido da África que perpetuou sua monarquia em terras brasileiras depois de ter conseguido sua alforria, chegando a, inclusive, ser dono de uma mina de extração de ouro.

Para quem é jovem, outra atração de Ouro Preto são as repúblicas estudantis, que sempre estão fazendo diversas festas na região, atraindo turistas de todo o estado. Elas também tê grande importância no carnaval em Ouro Preto, quando trazem diversos cantores famosos e compõem blocos carnavalescos. Porém, estes blocos que antes eram mais democráticos, hoje em dia, ganharam um contorno muito comercial, o que fez com que muitas pessoas trocassem o carnaval de Ouro Preto pelo de outras cidades.

Ecoturismo: Pico da Bandeira, MG

A primeira decisão a se tomar para quem quer subir o Pico da Bandeira é em relação sobre qual lado irá enfrentar, pois este ponto turístico de Minas Gerais também pode ser “enfrentado” vindo do Espírito Santo, onde a subida é mais íngrime. Uma dica importante frequentemente aconselhada pelos mais experientes é para evitar subir no Pico da Bandeira durante o inverno, quando as temperaturas podem chegar, até mesmo, a números negativos. Contudo, durante o verão a subida é tranquila, podendo ser feita, inclusive, pelos mais idosos.

Hotéis Fazenda em Minas Gerais

Além dos pontos turísticos de Minas Gerais já conhecidos, há, também, hotéis fazenda que são muito frequentados por moradores locais. Gostaríamos de apresentá-los, em função disso, a cidade de Ipatinga, onde há diversas cachoeiras e lagoas, dentre as mais visitadas encontram-se o Parque das Cachoeiras e a Lagoa Silvana. Ambos localizam-se perto da cidade, mas possuem águas muito limpas e excelentes locais para se curtir o final de semana com a família ou amigos.

Parque das Cachoeiras em Ipatinga, MG

Lagoa Silvana